Pages

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

BOLSA CAPA DE ESCRITURAS {Tutorial}



Essa fofura (pelo menos eu acho.hehehehe ) foi feita por mim e é ótima pra uma Mutual. As moças podem confeccionar suas próprias bolsinhas de escritura.
Ela foi feita na atividade Parábola da Bolsa - Atividade da Sociedade de Socorro.
Essa eu dei de presente pra minha filhota junto com uma Tríplice e uma Bíblia que fazia tempos que me pedia, sempre tinha q usar as minhas (ela tem 09 anos).

OK chega de lero lero e vamos ao Passo A Passo:

{MATERIAIS}

- tecido da sua preferencia ( esse é tricoline 100% algodão);
DICA: pode ser jeans ( aquela saia ou calça q não usa mais, bora lá fazer), tecido de forração que é mais grosso e bem resistente, afinal bolsa de mulher SUD é BEEEEEM pesada...kkkkkk. Só não pode ser tecido que estica, senão vc vai arrastar a bolsa lá no chão.
- feltro pra parte interna (usei pq o tricoline é fino, então o feltro dá mais resistência), mas pode até ser outro tecido;
- linha;
- tesoura;
- elástico role fino;
- alfinetes;
- botão;
- fitinha de cetim branca tamanho 01;
- linha da cor do tecido ou branca (eu usei branca para tudo)
- máquina de costura ou pode ser costurada na mão tb;

{PAP}
Infelizmente eu perdi as fotos do passo pois estavam no meu notebook que queimou, então eu fiz desenhos e espero que ajude assim mesmo.

1º. Recorte 1x no tecido e 1x no feltro um retângulo de 53x23cm;




2º. De cada lateral do tecido e do feltro recorte um retângulo de 8x23cm (essa será a parte interna na qual os livros se encaixarão);




3º. Para as alças recorte 2 retângulos de 8x30cm;



4º. Recorte um retângulo de 8x53cm e corte ao meio ficando com 2 retângulos de 4x53 cm, esses serão os babadinhos;




5º. Hora de costurar tudo que recortamos. Primeiro o babadinho; faça uma bainha bem estreita em um dos lados e nas laterais. No lado oposto a bainha faça com pontos grandes (fiz no número 5) o ponto reto deixando um pedacinho de linha para poder puxar. Vá puxando o fio com a mão para fazer o enrugadinho, qnto mais puxar o fio mais enrugado via ficar. Costure o primeiro babado a 9cm da borda e o outro logo acima desse com ponto zig-zag (prefiro pra não descosturar fácil).








6º. Costure a fita de cetim em cima do último babado, faça a costura bem nas bordas para ficar o acabamento bonitinho;




7º. Dobre as tiras das alças ao meio e costure as laterais e um dos lados pelo lado do avesso, NÃO feche todos os lados. Pelo lado que ficou aberto vire as alças e passe com o ferro pra sentar bem a costura. Faça isso com as duas alças. Reserve.




8º. Pegue uma lateral do tecido e outra do feltro (8x23cm) e costure um dos lados. Faça isso com os dois outros retângulos, passe a ferro pra marcar bem a costura e desvire para o lado direito;




9º. Depois de costurada as laterais posicione-as no retângulo maior de feltro, a parte de feltro das laterais devem estar junto ao quadrado do feltro (lado B). O lado A deve ficar para frente dessa forma;




10º. Coloque a parte do avesso do tecido virada para cima sobre o feltro e as laterais, dessa forma;





11°. Posicione uma das alças e costure as duas laterais maiores e uma menor, comece costurando a lateral maior e siga a costura até a outra lateral maior, deixando aberto a 2 lateral menor; (isso é para poder virar o trabalho). Cuidado ao posicionar as alças, veja nas fotos abaixo como deve ser feito, importante também deixar as pontinha das alças para fora e virar para dentro assim elas ficam mais firmes (a ultima figura representa isso);


12º. Desvire o trabalho. Na parte menor que ficou aberta posicione a outra alça e o elástico de fechamento e vire a lateral sobre esses dois de forma que elástico e alça fiquem entre tecidos e costure, na parte do elástico faça o retrocesso várias vezes, pois ele precisa ficar bem firme para não escapar.




13º. Desvire essa lateral e pronto, sua bolsa capa já está terminada e prontinha pra usar. 




Ah a florzinha deu o toque final..peguei um pedacinho de tecido que sobrou, alinhavei a mão mesmo e puxei bem o fio e formou um linda florzinha  e pra arrematar coloquei um botão para fazer o miolo, colei com cola universal. Costure um botãozinho ao lado oposto do elástico pra fazer o fechamento da bolsinha.


Bem é isso ai, espero que os desenhos tenham ajudado, já que perdi as fotos :)
Gostaria de ver depois as suas bolsas ak no blog!!!!!


Bjs no coração!

2 comentários:

  1. é a primeira vez que visito o blog e vou recomendar à todas que conheço,sou consultora das abelhinhas e preciso mesmo de ideias para atividades de classe,gostei das lembrancinhas são delicadas e meigas,obrigada por este blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q gostou, adorei vc ter visitado e indicar para outros. Continue acessando para mais novidades.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante, vou adorar lê-lo!!
Obrigada.